Recalibrar Sensor de Proximidade Android

Muita gente já teve problema com o sensor de proximidade de aparelhos Android, que faz com que a tela se apague logo após efetuar uma chamada e também ocasiona mal funcionamento no recurso de Visualização rápida. Isso se dá pois o sensor permanece o tempo todo como “ATIVADO”, ou seja, indicando que o aparelho está próximo do rosto ou da mão.

Uma das maneiras de verificar se o problema é realmente no sensor é baixar o aplicativo Sensors Test no GooglePlay, Menu > Proximity e fazer o teste tampando o sensor. Se está tudo ok ele deverá informar FAR (longe) e NEAR (perto) respectivamente. Se estiver com mal funcionamento ele não mudará o status NEAR

Para verificar o sensor NÃO PRECISA ROOT, apenas para calibrá-lo.

sensor-proximidade-android

Já adianto que não indico este procedimento para usuários comuns ou que não esteja familiarizados com procedimentos Root no android.

É um procedimento simples mas faça por sua conta e risco, não nos responsabilizamos por possíveis danos causados.

Requisitos

Atenção.: Se não tem Root no seu aparelho sugiro pesquisar qual é o melhor método para o seu aparelho.

 

No Emulador de Terminal digite os seguintes os seguintes comandos:

$ su
$ echo 0 > /sys/class/sensors/proximity_sensor/prox_cal
$ echo 1 > /sys/class/sensors/proximity_sensor/prox_cal
$ echo -en $’\x74′ > /efs/prox_cal
$ chown system:system /efs/prox_cal
$ chmod 644 /efs/prox_cal
$ sync
$ reboot

Esta ultima linha de comando irá reinicializar seu aparelho já com o problema sanado.

8 Comentários

  1. Olá amigo. Obrigado por tentar ajudar. Na minha tentativa aparece a mensagem “não existe tal arquivo ou diretório” (em inglês) em cada linha de comando. O que pode ser?? Meu tel é um Redmi 2 pro

    • Ola, pode ser devido a versão do Android que esta usando… alguns modelos os fabricantes customizam a ROM e o Kernel de sistema e as pastas podem ter sido nomeadas de outras maneiras… Um jeito simples de resolver isso seria plugando o celular no computador e tentar navegar por estas pastas que citamos acima e caso houver diferença substituir o caminho… Espero ter ajudado

  2. Olá. Venho deixar meus agradecimentos ao colaborador desse post, e dizer que funcionou perfeitamente.
    Estive durante muito tempo procurando esta solução, e graças a este, consegui resolver meu problema.

    Ao efetuar ou receber uma chamada, a tela ficava escura e não voltava mais.
    Agora voltou a funcionar, obrigado

  3. Baixei o app de teste no meu caso não aparece nem “near” nem “far”. O local onde deveria estar essas informações fica em branco… Será que está quebrado o sensor? Estou usando o Galaxy S7 Edge

    • Pode ser Devido a uma incompatibilidade no Android e o programa como pode ser sim um defeito de Hardware porem sem poder testar fica dificil lhe ajudar Rodrigo poderia sugerir se este aparelho esta na garantia abrir uma reclamação e se não estiver levar em uma loja de confiança

Deixe uma resposta