Comandos Adb para Android

O Que é necessário para se começar com o ADB no Android

Para usar o ADB, será necessário ter o SDK do Android instalado.

Primeiro de tudo temos de ter ativado o modo desenvolvedor e a Depuração USB no Android e ter instalado os drivers em nosso telefone.

adb devices

Com este comando, verificamos que o computador se comunica bem com o nosso dispositivo. Imprimindo na tela uma lista de números de série que correspondem aos terminais ou emuladores conectados. Se isso não aparecer, é porque o nosso terminal não está bem conectado.

adb push

Este comando nos permite copiar um arquivo da pasta android-tools para o nosso telefone, muito útil se o armazenamento em massa não funcionar. É necessário especificar a rota do telefone no qual queremos copiá-lo.

adb pull

Ele nos permite extrair um arquivo do telefone e transferi-lo para o computador. Tal como acontece com o comando adb push, é necessário conhecer o caminho do smartphone onde o arquivo está localizado.

adb install

Este comando nos permite instalar aplicativos em nosso terminal. Você também precisa saber o caminho onde você deseja instalar o aplicativo, o aplicativo deve estar na pasta. Nós também podemos desinstalar, com este comando:

adb desinstalar Aplicacion.apk
Além disso, se adicionarmos um sufixo “-k”, os dados do aplicativo e o cache permanecerão na memória.

adb shell

Entramos em uma sessão de comando. Geralmente é usado para tarefas mais avançadas, como alterar as permissões de arquivos ou pastas, criar partições ou executar um script. Nós simplesmente temos que escrever o seguinte:

adb shell <comando>

adb reboot

Este comando é muito simples, reinicia o dispositivo.

adb reboot-bootloader  reboot recovery

Com estes comandos podemos reiniciar o telefone no modo bootloader ou modo de recuperação, pode ser útil para alterar a ROM.

fastboot devices

O comando fastboot só funciona quando estamos no bootloader e é usado porque desta forma os comandos adb não funcionam porque o sistema operacional ainda não foi iniciado em tudo.

Com este comando, podemos ver se o nosso telefone se comunica bem com o computador. É necessário usá-lo antes de usar outro comando fastboot, porque nem todos os dispositivos o ativaram, e assim podemos verificá-lo. Ao escrevê-lo, você deve nos deixar o número de série com o comando “adb devices”

fastboot oem unlock

Este comando é um dos comandos mais importantes do ADB para o Android. Se tivermos um Nexus, com este comando podemos desbloquear qualquer um deles. Depois de escrevê-lo no console, devemos seguir as instruções indicadas na tela do Nexus. A única desvantagem é que remove todo o conteúdo do nosso dispositivo.

fastboot flash

Com este comando podemos usar qualquer flash que tenhamos. Devemos especificar em qual partição queremos fazer o flash.

fastboot flashall

Este comando nos oferece a possibilidade de fazer o flash de todos os arquivos disponíveis .img. Normalmente ele é usado para o boot.img, o recovery.img e o system.img.

fastboot boot

Podemos usar este comando para carregar uma imagem. É usado para testar imagens, por exemplo, um kernel ou uma recuperação.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta