Bateria Android – Mega Dicas

Uma das grandes limitações que os smartphone ainda sofrem é a autonomia da bateria, que no geral não duram mais que um dia de uso. (Eeee saudades daquele Nokia que a bateria durava uma semana sem carga…rsrsrs)

Abaixa seguem várias dicas de como minimizar o consumo da bateria e fazer com que ela dure um pouquinho mais durante seu dia:

Tela

vá para Configurações > Bateria, você verá que “Tela” tem o maior consumo de bateria cerca de 40-60%. Quanto maior a barra (e do número), maior será o consumo de bateria. Vamos tentar diminuir essa barra, tanto quanto pudermos.
Brilho
Primeiro de tudo, para reduzir o consumo de bateria causado pela tela, clique no botão de tela, clique em tela (que é o mesmo que ir a Configurações> tela), depois clique em brilho, desmarque brilho automática se estiver ligado e diminuir o brilho para o mínimo(eu uso entre 40% a 50%)

Explicação: Uma tela mais brilhante significa que o ecrã está emitindo mais luz, o que consome mais bateria. Assim, diminuir o brilho faz com que a tela usar menos suco de bateria, e o brilho automático forca o sensor a ficar pesquisando a luz, isso também gasta.

Desative as conexões/funções desnecessárias e ative só quando precisar

Sempre que não forem necessários, desative:WI-FI, GPS, DADOS MOVEIS, NFC, BLUETOOTH.
Desative o google now caso não use
Pois ele fica atualizando, procurando locais, isso consome muita bateria.

Papel de parede

A segunda coisa a fazer para reduzir o consumo de bateria está a ter um papel de parede estático, e não um papel de parede animado. Então, vá para Configurações > Tela e clique papel de parede, e escolher qualquer papel de parede desejado, exceto os papéis de parede da lista parede animado.
Você pode baixar também em alguns apps como wallbase e zedge
Explicação: Papeis de parede usam a CPU (e, possivelmente, a GPU) para fazer a mudança de imagem. Então, o telefone está usando a CPU para processar essas imagens, o que significa mais de gasto da bateria.

Tempo de tela ligada

Mais uma vez, vá para Configurações> tela, e clique em modo de espera (aka timeout screen) e definir algo menos de 1 minuto. Eu pessoalmente uso 30 segundos, e é bom o suficiente para o uso do dia- a dia.
Explicação:
Quanto mais tempo a tela está ligada, maior é a utilização da bateria, porque a tela não for usar a bateria quando ele está fora …

Velocidade da animação

Desativar as animações para fazer isso para Configurações> Opções de Desenvolvedor (se você não vê isso, então ir para Sobre o telefone e pressione o botão número de compilação 8 vezes, e então voltar), vá até a seção de animações e definir a escala de animação da Janela, escala animação de transição, e escala de animação e duração da Animação e desligue elas, também pode reduzi-las para 0.5.
Explicação:
Animações usam a GPU (e, possivelmente, a CPU) para desenhar os quadros de animações, por isso, desligá-los, você está puxando alguma carga fora da GPU e CPU para tornar a vida melhor bateria, além de deixar o aparelho um pouco mais rápido

Widgets

Acredite ou não os widgets podem afetar significativamente a vida da bateria, é porque eles se atualizar regularmente. Isso pode ativar o telefone um monte de vezes. Portanto, a melhor maneira de evitar isso é remover todos os widgets na tela inicial e, talvez, manter os que não atualizam -se muito.

Lembre-se, tudo o que é mostrado na tela que não é app relacionado é registrado como “tela” na janela de bateria. Então, para diminuir isso, você tem que comprometer cada pequena coisa que é mostrado na tela.

Serviços do Google

Uma questão importante que você pode enfrentar com os serviços do Google é o consumo de bateria local. Ele nasceu em 4.2.2 Android e pode ser facilmente corrigido por apenas desmarcando um botão.
Serviços do Google, como Gmail, agora, Maps, Google+ e constantemente pesquisas de sua localização usando o Wi-Fi (se estiver conectado) ou a rede celular. E cada vez que serviços do Google consultar a sua localização, a bateria fica afetada. Então, qual é a solução para isso?
vá para Configurações – Configurações de Localização (ou local em android 4.4) e Wi-Fi desmarcando e local de rede móvel (ou definir o Modo para apenas no dispositivo) impede os Serviços do Google definir o seu local impedindo, assim, o consumo de bateria

Então desativar o Wi-Fi e opção de local de rede móvel e ligar os satélites GPS. (É como definir o modo para o dispositivo somente em KitKat)
Explicação:
Serviços do Google não usar o GPS para consultar a sua localização, para que o seu GPS, na verdade, fica em linha na maioria das vezes e a razão pela qual você deve habilitar o GPS é ” Deixe- aplicativos que pediram sua permissão usar suas informações de localização “.

Telas Amoled

Alguns dispositivos têm AMOLED ou SAMOLED (Super- AMOLED) telas, como o Samsung Galaxy SII e o Motorola Moto X. O método a seguir para este tipo de dispositivos.
Você pode verificar qual é o seu tipo de tela para ver se é AMOLED ou não. Se não for este método não irá ajudá-lo a conseguir uma melhor vida útil da bateria mas pode ajudar os seus olhos
O que fazer?
Tente desligar tudo tão escuro quanto você puder. Então, faça o papel de parede tem tanto áreas pretas quanto possível, e usar aplicativos escuros.

Explicação

Ao usar a maioria das coisas escuro / preto, mais pixels na tela AMOLED será desligada, reduzindo assim o consumo de energia causado pela tela.
Lembre-se, isso é apenas para telas AMOLED, telas IPS / LCD ainda vai consumir a mesma energia da bateria.

Use um tema Claro para telas LCD



Usando um tema mais leve, com mais branco em que ajuda os seus olhos, porque você pode diminuir o brilho ainda mais e ainda ver a tela bem.
Explicação:
Quanto menor o brilho, melhor será a vida da bateria. Assim, um tema mais leve é o que queremos, para que possamos reduzir o brilho e ainda ver tudo.

Desligar Auto-Sync

Auto-Sync verifica constantemente os dados no telefone e os dados na nuvem, e adiciona os arquivos ausentes. Em outras palavras, Auto-Sync = desperdiçado bateria.
Vá para Configurações, role até você google conta, toque nele Em seguida, desmarque todos os itens da lista.
Explicação:
Auto-Sync consome uma grande quantidade de dados e bateria. Ao desmarcar os itens, Auto-Sync será desligado e, assim, economia de bateria e de dados!

Desligar o NFC

NFC é sem fio e sem fio consome bateria. Então desligar NFC vai fazer a vida da bateria um pouco melhor.
NFC quando não for necessário
Se você não usar a tecnologia NFC, vá para Configurações> mais(na área de redes)> e desligá-lo. Android Beam ficará cinza, porque ele precisa de NFC.
Explicação:
NFC consome muita bateria, se você manter a sua tela na maior parte do tempo. Então, desligando-o, estamos melhorando a vida da bateria enquanto a tela está ligada.

Gerenciadores de tarefas/Task killers

Se você tiver qualquer Task Killer, ou aplicativos instalados gerenciador de tarefas, ou desativá-los, se puder, ou desinstalá-los.

Explicação:
Android aprende a maneira de usá-lo. Ele sabe quais são os aplicativos que você mais gosta e pré abre e os coloca na memória RAM para que eles sejam abertos mais rápido. Android mantém um registro de quanto tempo você está gastando em um aplicativo.
Usando um Task Killer, você está quebrando este registo, evitando assim Android de aprender como usá-lo. Os resultados?
O sistema vai carregar todos os aplicativos que você abrir a partir do zero, Android vai ficar mais lento e com isso desperdiçará bateria.
Então, desinstale esses “Task Killer” da bateria e deixar Android fazer o trabalho em seu lugar.

Escolha carregador correto

Use o carregador específico para seu aparelho, pois ele tem a amperagem ideal para sua bateria, usar uma amperagem menor faz a bateria demorar mais pra carregar, e usar uma maior com frequência pode danificar o aparelho, cuidado com isso.

Saiba como usar o Android

Vemos uma grande quantidade de usuários que utilizam o Android da maneira errada. Vemos pessoas definindo o seu tempo limite da tela de 30 minutos, pois ” sempre que eu quiser conversar, a tela continua desligando “. Vemos também uma grande quantidade de usuários, mesmo devs e usuários avançados, pressionando constantemente o botão Home
Se você tem o problema de tela onde sempre que você quiser interagir com a tela, ele desliga, não vire o tempo limite da tela para cima. Vire -a para baixo, de modo que a tela é desligada, mais cedo, e economiza bateria.
Botão home(inicio), há um botão para isso por uma razão! Use-o! Pressionando de volta uma e outra vez fecha o aplicativo, e apaga-o da memória RAM do seu dispositivo. Quando você re- abrir o aplicativo, ele vai abrir a partir do zero, de modo que o seu telefone será mais lento, e vai consumir mais bateria, uma vez que está usando mais energia do CPU.
Portanto, use o botão home, tente manter o máximo de aplicativos na memória RAM quanto possível, pare de ” limpar todos os ” apps de RAM, isso ajuda a poupar bateria!

Explicação

A memória RAM, cheio ou vazia, consome a mesma quantidade de eletricidade, ao contrário da RAM nos computadores. A CPU copia dados do armazenamento para a RAM e, em seguida, executa o aplicativo. Se o aplicativo já está na RAM, a CPU não vai reabri-lo, ele vai usá-lo diretamente.
Então, fazendo a RAM cheia de aplicativos abertos ajuda o CPU. O telefone se torna mais rápido, bem como a necessidade de energia elétrica que atravessa a CPU para abrir o app é agora inexistente.
Além disso, o Android mantém um registro de como você usa o seu telefone e pré- abre os aplicativos que você precisa. Se você constantemente matar e limpar apps, você está quebrando esse registo. Então, quando a limpeza apps, você não está deixando Android aprender a maneira de usá-lo. Isso resulta em uma experiência mais lenta, e mais a drenagem da bateria.

Desativar Autorrotação

Auto rotação nem sempre é necessário … Certo?
Vá para Configurações, exibição, rotação e desligar auto-rotação.

Explicação

Auto-rotação usa G-Sensor do telefone para ver como você está segurando o telefone. Ao desligar Auto Rotação, você está usando menos hardware, usando assim menos bateria

Ligue o Modo Avião

Quando em locais com pouco sinal, é uma trabalheira tentando encontrar esse sinal precioso….
Ligue o Modo Avião
Sempre que você sentir que o sinal de celular está ficando muito baixo , ative o modo avião , se você não precisa ligar para alguém. Vá para as configurações, mais, e verificar o modo de Avião para ativá-lo.

Explicação

O telefone quer que você fique conectado a uma torre de celular sempre que possível. Em locais com pouca sinalização, o telefone vai se esforçar mais para encontrar uma torre de se conectar, e que drenar um monte de bateria. Então ligar o Modo Avião faz seu descanso telefone e não procurar qualquer torre, poupando bateria.

Carregue a bateria corretamente

É chamado de ciclo da bateria, não um quarto dele: P
Não deixe a bateria cair para 0%, carregue-a enquanto ela é cerca de 10% a 15%.

Explicação

Não importa o que você está usando o carregador (um lento ou um rápido), a bateria é grandemente afetada pela frequência das acusações. Nossos telefones têm diferentes baterias de dispositivos últimos tinham, por isso, os ciclos de vida da bateria são um pouco diferentes, como estamos acostumados a pensar.

Mais informações aqui: http://cidade-universitária/learn/article/charging_lithium_ion_batteries

Use Widgets com o atualizações manuais

Alguns Widgets atualizam sem parar… Mas há uma solução para isso.
Confira todos os widgets que você tem, e veja se você pode configurá-lo para atualizar sempre que você clicar sobre ele, ou fazer alguma coisa para atualizá-la.

Explicação

Widgets com atualizações manuais fazem o telefone se muito e fazer algum processamento que pode usar a bateria. Ao fazer o manual deles, você está controlando a frequência das atualizações, e você está proibindo os widgets para atualizar enquanto o telefone está dormindo.

Daqui pra frente já é uma área mais complexa, requer root e custom rom/kernel

Undervolt

A CPU é o maior consumidor de bateria, e ele precisa de voltagem da bateria. Se diminuir isso, vamos ganhar alguma vida útil da bateria.
Supondo que você tenha TricksterMOD, execute-o e vá para a parte dentro do app específica. Desça até a voltagens de CPU, clique em Perfil e salve o perfil como padrão.
Agora aperte o botão mais menos bem em cima onde ele agora diz “Default”. Quando a janela aparecer, aperte o botão de menos apenas uma vez. Cada vez que você apertar o botão de menos você ira reduzir a voltagem em 12500 mV, e vamos chamar isso de um “passo”, assim UNDERVOLT por uma etapa.
Aperte o botão de marca de seleção para aplicar.

Explicação

Toda vez que você fizer UNDERVOLT, a CPU vai exigir cada vez menos da bateria para funcionar. Isso melhora a bateria um pouco. É principalmente para evitar a temperatura elevadas.

Underclocking

Como já foi dito a CPU consume muita bateria, por isso, se você realmente não usar o telefone muito, e você não se importa com jogos, você provavelmente deveria considerar underclocking.
Requisitos:
Você deve ter root e ter um kernel que suporta overclocking. Você pode descobrir como fazer root para seu aparelho, fazendo um pouco de pesquisa on-line(google/xda), porque cada dispositivo tem o seu próprio método de root.

Underclocking CPU
Aviso: underclocking a CPU demais pode resultar em um SOD (sono da morte), que faz com que o telefone não ligue sem puxar a bateria.

Primeiro de tudo, precisamos de um app para controlar a velocidade do clock da CPU. Então vá em frente e baixar TricksterMOD na playstore, vamos usar isso para underclock da CPU.
Agora entre ele e conceder permissões de su(root), puxe da esquerda para a direita e selecione o menu geral, desloque-se para o controle de freqüência da CPU, em seguida, clicar no número ao lado do botão min, e escolher o menor número na lista.
Em seguida, clique sobre o número ao lado do botão máximo e escolher algo um pouco menos do que frequência as ações da CPU … Em um Nexus 4, a freqüência de padrão é de 1,5 GHz (ou 1.512.000) assim você pode escolher 1,2 GHz (ou 1.242.000).
Agora deslizar para baixo a CPU governador de Controle e clique no botão ao lado do botão Governador, e selecione conservador. Se você não tem conservador na lista, escolher ondemand. Agora aperte o botão de marca de seleção no topo do aplicativo para aplicar as configurações(deixei um link no final explicando sobre os governor) “no meu caso especifico gosto do Intellidemand”

Explicação

Estamos diminuindo a velocidade do clock da CPU que o torna um pouco mais lento, mas consome muito menos bateria. Nós também estamos mudando a maneira como as frequências são tratados: com o governador conservador, a CPU vai preferir ficar em frequências mais baixas.

GPU underclocking

Na mesma tela, desloque-se para frequência GPU máximo e abaixe que apenas um passo abaixo da clockspeed default ( sendo a freqüência de padrão no Nexus 4 400 MHz , então vamos definir que a 320 MHz) . Não se esqueça de apertar o botão de marca de seleção para aplicar as alterações que você fez.

Explicação

A GPU atrai quase tudo que você vê na tela, por isso é sempre ativo. Abaixando sua freqüência tem um grande impacto positivo na vida útil da bateria, que é o que queremos.

Então, é basicamente isso para a parte underclocking, se divertir jogando com diferentes governadores e frequências para obter esse precioso ponto vida Desempenho / Bateria.

Detectando Wakelocks VS Instalação de economia de bateria Apps

A coisa mais clichê que fazer quando a bateria não dura um dia é instalar um aplicativo que promete conservar de bateria. No entanto, eu não faço isso sozinho. Eu prefiro detectar wakelocks, a fim de reduzir o consumo da bateria.

O que é um Wakelocks?

A Wakelocks é o momento em que você desliga a tela, mas a CPU fica acordado fazendo alguma coisa. É o fenômeno quando a CPU não está dormindo quando a tela está desligada e que não deveria fazer nada. Wakelocks geralmente puxam a bateria, pois o CPU é mantido acordado e trabalhando ao mesmo tempo que deveria estar descansando.

Detectando um Wakelocks

Para detectar um Wakelocks , instale Wakelocks Detector(https://play.google.com/store/apps/details?id=com.uzumapps.wakelockdetector). Carregue o seu telefone, em seguida, desligue -o e deixe-o com a tela desligada por cerca de uma ou duas horas. Em seguida, abra o aplicativo e verificar a lista de wakelocks.
Quanto maior for a barra vermelha no topo , mais tempo os wakelocks são . A aplicação de topo é o culpado número 1 , e deve ser removido . Se o aplicativo mais usado é Serviços do Google, é provavelmente o local problema. Se é outro aplicativo, verifique se existem problemas de sincronização e tente fazer o intervalo de sincronização um pouco mais, ou desligar suas notificações, também pode pesquisar no google sobre o wavelock especifico.

Explicação

Tentando minimizar os wakelocks causadas por alguns aplicativos para evitar que o telefone seja acordado. Ao fazer isso, deixar o telefone ir ao sono profundo mais rapidamente e por mais tempo. Então, mais tempo de bateria.

Uma outra maneira de detectar wakelocks (um pouco mais complexa)

Baixe e instale betterbatterystats. É basicamente uma versão mais profissional de Wakelocks Detector. Ele também precisa de root para algumas funcionalidades para o trabalho, mas ela lhe dá um info mais aprofundado sobre os wakelocks, estados de CPU e uso da rede.
msm_hsic_host é o 3G… não se preocupar com isso
Então é isso para os wakelocks! Mantenha os testes com diferentes configurações de aplicativos para alcançar o melhor modo de sono profundo para o seu telefone, e tirar o máximo proveito de sua bateria.

UNDERVOLT mais ainda!



Undervolting uma vez é bom. Undervolting duas vezes é melhor. Mas undervolting um milhão de vezes não é bom…. Então vamos UNDERVOLT tanto quanto pudermos.

Baixar Teste de Estabilidade , executá-lo, e aperte o botão de teste de escala de Estabilidade (root será necessário). Espere cerca de 8 a 10 minutos, enquanto ele está fazendo o processo. Se isso não funcionar , pare com isso , pressionando o botão de volta. O telefone é estável, você pode UNDERVOLT ainda mais.
Então, vá para TricksterMOD e UNDERVOLT mais um passo (lembre-se de salvar um perfil que indica quantos passos você undervolted) . Em seguida, teste novamente usando teste de estabilidade ….
Continue fazendo isso até que algo ruim acontecer, como a fechamento de aplicativos, ou o próprio Android reiniciar. Quando isso acontecer volte um passo para trás. Neste ponto o seu CPU está funcionando bem

Explicação

Toda vez que fizer UNDERVOLT por um passo, estamos a testar a estabilidade do CPU para que ele não falhar. Quando ele cai, nós Overvolt de volta para o último conjunto de tensão que era estável, de modo que temos o menor tensões nossa CPU pode manipular sem enlouquecer e, assim, conseguir que o leve empurrão da vida útil da bateria.

Greenify

O aplicativo*REQUER ROOT*para funcionar corretamente, quando você abrir ele a primeira vez ele mostrará os processos em background (menos os nativos do Android) e os possíveis consumidores de memória, assim você deve selecionar e adicionar aqueles programas que você quer hibernar.
Depois que você selecionar todos os aplicativos você será conduzido até uma página que mostrará todos os aplicativos já adicionados, alguns deles já estarão hibernando outros não. Para hibernar um aplicativo selecione-o e depois clique no botão de pause, já para retirar da hibernação selecione novamente o aplicativo e aperte no Play.Se o botão X for selecionado o aplicativo será removido da lista de hibernação e não entrará mais.

Quais apps colocar?

Se você quer realmente economizar bateria e não se importa em não receber as notificações das redes sociais no seu aparelho, você deve selecionar todas elas, pois elas ficam puxando recursos para receber notificações através de seus servidores, mesmo que você tenha desabilitado as notificações é interessante hibernar esse tipo de aplicativo.
Outra dica é olhar as primeiras abas do aplicativo:*Running in background*e*May slow down the device…*elas tem possíveis comedores de bateria e você deve selecionar aqueles que você não necessita que rodem em background.

Edit:”O greenify beta não precisa de root mais” pode se habilitar a hibernação manual mesmo sem root, segue o topico oficial do xda do app http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2155737
Vlw @ruterjunior pela info


E pra terminar segue um link sobre governor e i/o

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1950084

Dica:com o aplicativo tasker voce pode criar algumas coisas pra poupar bateria. exemplo:quando ligar a tela ativar> 3g e sync, quando desligar a tela desligar> 3g e sync, quando abrir o aplicativo maps ativar gps, saindo do aplicativo desativar o gps, são coisas simples mas que ajuda na economia.

Tutorial


Não é algo perfeito, então evite criticas, sugira coisa para melhorar o guia, e quando possível vou corrigindo/atualizando

Este guia é uma versão traduzida e com adaptações e adições.

O link original http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2601318

Não me responsabilizado por problemas/bugs e defeitos, usem as dicas que mais acharem interessantes e sempre tenha bom senso!

 

Créditos: usuário matheus_sc do forum adrenaline.uol.com.br

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta